OLÁ

Sou a Maria Inês e esta ideia nasceu quando estava de licença de maternidade da minha filha Alice, em Dezembro de 2021. O natal estava a chegar e a minha sobrinha Matilde, de 2 anos, não parava de trepar o sofá. Decidi criar um triângulo de Pikler personalizado e gravado com o nome "Macaquinha Mati". Acabei por fazer uns quantos e oferecer às minhas crianças favoritas. A alegria a que assistimos na noite de Natal fez com que a minha família me incentivasse a partilhar com o mundo o brinquedo que tinha criado e, com algum receio, no dia 1 de Janeiro de 2022 criei a nossa página de Instagram.

Estava longe de imaginar o caminho que por aí viria.

A TOCA nasceu assim com o objetivo de proporcionar às crianças uma forma diferente de explorar o mundo que as rodeia. Os nossos brinquedos pretendem estimular o movimento e a capacidade de resolver desafios, através dos sentidos. São uma forma segura de permitir à criança adaptar-se ao ambiente, realizando tarefas que observa o adulto fazer no seu dia-a-dia. Além de serem uma ótima atividade pedagógica, através da personalização podem ser uma peça decorativa muito especial na toca das vossas crianças. Brinquedos sustentáveis em madeira, feitos maioritariamente à mão, pensados e desenhados com muito amor e carinho.

A HISTÓRIA POR TRÁS DO NOME

Relativamente à escolha do nome, o porquê de TOCA é simples: Carlos Coelho - o meu avô.

Queria muito poder homenagear o meu avô em vida. Além de ser o ser humano mais extraordinário que conheço, sinto que todas estas ideias que crescem dentro de mim desde pequenina se devem à convivência que tive com ele. Um homem que trabalhou a vida toda, como tantos da sua época, mas que não parava de inventar e de criar sempre com muita paixão. Fez imensas coisas e entre elas foi dono de uma loja de brinquedos. Quando se reformou abriu uma fábrica de molduras e deixava-me brincar ao pé dele enquanto trabalhava. Ensinou-me a mexer em serras para fazer esquadrias, martelos, berbequins e afins. Ensinou-me a cortar vidro com um engenho que ele próprio inventou e o mais fascinante de tudo: Ensinou-me que se não existe temos que ser nós a criar uma maneira de tornar possível. Só parou de trabalhar perto dos 90 anos porque infelizmente perdeu a visão. Mas mesmo sem ver com os olhos vê com todos os outros sentidos e quando encontramos algum obstáculo é a ele que recorremos a pedir ajuda. E ele retorna sempre com uma resposta fácil e prática.

Não tinha ideias para o nome e decidi pedir ajuda a outra pessoa também muito especial para mim, a minha tia Gabi, que tem uma sensibilidade especial para estas coisas e sabia perfeitamente a mensagem que eu queria passar. Expliquei-lhe o que era a marca e o que pretendia transmitir através dela e num par de horas ela retornou com o nome que lhe surgiu: TOCA. Mal li percebi que o nome tinha que ser este. Pela explicação e pela quantidade de mensagens subliminares que TOCA transmite no seu propósito.

Esta foi a minha maneira de tornar possível o impossível: que o meu avô viva para sempre...pelo menos no meu para sempre. 

 

A minha querida filha.

A nossa maior criação.

O meu combustível diário e fonte de inspiração inesgotável.

O meu querido avô.

O grande amor das nossas vidas.

Obrigada por tudo o que nos ensina.